Nossa lista de melhores do ano (nacional)

27/12/2009

Ano fodão para a música brasileira. Artistas independentes concorrendo pau a pau com os grandes (se não fazendo melhor) no ano de 2009.

A minha lista é enorme (inclui, lá embaixo, até os que eu ainda não ouvi). Lá vai:



Stela Campos / Mustang Bar

Foi sem dúvida o lançamento que mais escutei no ano. Produção foda, músicas lindas, o melhor disco da Stela na minha humilde opinião.


Romulo Fróes / No chão sem o chão
Sensacional. Músicas inteligentes, bonitas, fortes e que ainda grudam. Discão que tive a honra de participar (cantando a faixa 13, “se eu for”).



Bruno Morais / A vontade superstar

O disco parece um sonho. A primeira faixa é hipnótica, linda. E a voz de Bruno é a coisa mais doce do mundo. Não é a toa que convidamos ele para cantar uma faixa no Cristalina (“mi gostar musga”).


Cidadão Instigado / Uhuuu!
Este eu ouvi aos 45 do segundo tempo (só no meio de dezembro) e dou meu selo de discão fodão. Depois do Método Tufo, Catatau pode tudo. Gênio, de personalidade forte e muita simplicidade, bota mais um disco sensacional na roda.


Pullovers / Tudo que eu sempre sonhei
Nesse disco, todo composto em português, o Luiz mostra ser um letrista foda. Tive a honra de participar do show de lançamento do disco, cantando “Lição de casa”.


Profiterolis / Pare e Siga
Sou fã de Tomaz, suspeita pra falar. Vi um show deles anos atrás, no festival Coquetel Molotov, e fiquei encantada. Belas composições em arranjos criativos (culpa da banda, que é toda fodona). Mais um que eu tive a honra de participar, cantando a faixa “pare e siga”, que dá nome ao disco.

O ano acabou e não ouvi ainda os bem falados de Lucas Santtana, Otto, Arnaldo Antunes, Black Drawning Chalks, Céu, Tiê, Móveis Coloniais, Wado e Mariana Aydar. Por isso, não figuram ainda na minha lista. Vou aproveitar as férias de uma semana do trabalho para atualizar meus ouvidos e dar meu selo de disco fodão a boa parte deles, provavelmente.

Dos EPs lançados esse ano, que vieram parar na minha mão, destaco Thiago Pethit (em outro lugar), Comma (monkey) e Homiepie (com um ep de nome muito longo, não lembro!).

Melhores shows nacionais que vi no ano:

– Tulipa
– Jeneci
-Some Community

Os três emocionantes, daqueles que dá vontade de sair pulando, sorrindo e chorando. ;; )

Ano que vem, recomendo ficar atento aos lançamentos de Nina Becker, Tulipa, Jeneci, Thiago Pethit, Juliana R, Some Community e Holger. Algo me diz que boa parte desses discos estarão entre os melhores de 2010.

Agora vai a opinião de Leo, Pedro e Firus, membros da fabulosa banda que me acompanha:

Lista de melhores discos nacionais do ano (por Leo Monstro):

1. Mustang Bar – Stela Campos
2. Uhuuu! – Cidadão Instigado
3. A Vontade Superstar – Bruno Morais
4. No Chão Sem o Chão – Rômulo Fróes
5. Sem Nostalgia – Lucas Santtana
6. Zii e Zie – Caetano Veloso
7. Copo de Espuma – Isaar

Lista de melhores discos nacionais do ano (por Firus, ou André Édipo):

1. vagarosa – céu
2. uhuuu – cidadão instigado
3. copo de espuma – isaar
4. cristalina – lulina (pra puxar sardinha pro nosso lado)

Lista de melhores discos nacionais do ano (por Pedro Falcão, numa opinião imparcial):

1. Três Cruzeiros – (Promo) Menos do Que a Gente Vale
2. Três Cruzeiros – Brasil Pegada!
3. PF 7 – Automotores Não São Pra Mim

É isso aí, foi tanto nacional bom que tô com preguiça de fazer uma lista dos internacionais. Fica para o ano que vem.

Adios!

3 Responses to “Nossa lista de melhores do ano (nacional)”

  1. Guilherme Says:

    Oi, Lulina.

    Eu conhecí o seu som no programa Acesso MTV essa semana. Vou ser sincero: não assisto muita MTV e não sei dizer se era uma reprise ou se era ao vivo. Mil perdões, de qualquer forma. Mas o que mais me chamou a atenção de tudo foi a sua guitarra. Eu nunca ví uma guitarra nesse modelo. A princípio eu achei que fosse uma telecaster, mas depois tirei essa idéia de mente. Estou morrendo de curiosidade: qual o nome do modelo da sua guitarra? É de um luthier? Ele tem site? Qual? Ficaria muito grato em obter essas respostas.

    Guilherme.

  2. lulilandia Says:

    oi guilherme, a marca da guitarra é danelectro, dá uma olhada aqui: http://www.danguitars.com/
    sou apaixonada por essa marca, tudo o que eles lançam é maravilhoso (tem um som massa, é leve e não é cara). o modelo da minha é dano pro, uma reedição de um modelo dos anos 60. sou tão louca por essas guitarras que até depoimento meu tem no site deles (na parte de testemonials ;; ).
    bjs!


  3. […] a doce Lulina que, ao lado de seu fiel escudeiro Léo Monstro, também mencionam o álbum dentre seus prediletos. “Foi sem dúvida o lançamento que mais escutei no ano. Produção foda, músicas lindas, o […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: